Parceiros

UK – European Placement Network 

European Placement Network (EPN) é especializada na gestão de estágios no Reino Unido e Europa.

Estabelecida em 2011, EPN tem uma vasta rede de parceiros Europeus e torna a sua experiencia disponivel para diversas organizações, tais como autoridades locais, empresas privadas, universidades, centros de formação profissional e escolas. Somos desta forma capazes de fornecer as necessidades especificas dos nossos parceiros e clientes e melhorar a empregabilidade dos participantes.

Em colaboração com a APRECA, a EPN organiza estagios para jovens em educação e formaçao, estudantes, aprendizes e desempregados no Reino Unido e por toda a Europa. Conseguimos organizar estágios para aqueles com todos os niveis de qualificação, desde GCSE, BTEC e Niveis A ate aqueles com Mestrados. Gerimos actualmente os programas de mobilidade internacional em nome de diversos governos regionais Europeus.

A EPN propoe os serviços seguintes, que podem ser moldados para irem de encontro às expectativas e requisitos especificos dos nossos parceiros:

  • Ajudar parceiros e Clientes: ajudar clientes na pesquisa e desenvolvimento de projectos e financiamento
  • Oferecer estagios moldados ao perfil, capacidades e qualificações de um individuo
  • Organizar treino linguisticos apropriado em parceria com escolas reconhecidas
  • Propor acomodação adequada
  • Providenciar monitorização próxima aos beneficiarios, durante a sua estada
  • Coordenar a certificação e valorização das competencias e capacidades adquiridas com os parceiros de envio (ECVETS, Europass, Portfolio…)
  • Avaliar a relevancia das acçoes, os resultados dos projectos e participar na sua disseminação.

A EPN também tem um papel activo em programas e projectos financiados pela UE que almejam desenvolver aproximações inovadoras aos projectos de mobilidade e promover aprendizagem ao longo da vida atraves de experiencias estruturadas em ambientes de trabalho.

Em adicção à sede em Bristol, a EPN tem um escritório em Croydon e procura abrir um terceiro escritorio em Manchester.

 

Portugal – APLICAPROPOSTA LDA – Bragamob  

Aplicaproposta LDA (Bragamob) é uma pequena/média empresa com 1-20 empregados e é um fornecedor de servicos de mobilidade experiente, que acolheu um numero significativo de participantes ao abrigo do programa Leonardo Da Vinci e recentemente ao abrigo do Erasmus+. A empresa participou em numerosos projectos relacionados com mobilidade internacional. O staff inclui especialistas em áreas-chave e também tem colaboradores empregados em áreas onde possui menos conhecimento, para assgurar uma completa e equilibrada experiência.

Atraves de parcerias anteriores, a Braga mob orgulha-se de ter parceiros como: a Câmara Municipal de Braga, a Associação Industrial do Minho, a Associação Comercial do Minho, a Junta de Freguesia de S. Vitor e uma parceria com a Associação do Centro Cultural e Social de Sto Adrião (Instituição Social com certificação de Qualidade e uma larga experiência em projectos de mobilidade). De facto, estas parcerias permitem à Braga mob uma cobertura quase total para corresponder às necessidades daqueles que buscam uma mobilidade na cidade de Braga.

A missão da empresa é criar e sustentar beneficios educacionais, culturais, sociais, recreacionais e de entretenimento, direccionando os beneficios do multiculturalismo a um crescente numero de pessoas com um serviço de excelencia maximo. A Braga mob quer desenvolver relações comerciais e profissionais com todo o tipo de negocios, escolas, ONGs, instituições governamentais e organização por toda a Europa.

A Braga mob tambem providencia serviços moldados às necessidades especificas de executivos  e peritos técnicos, especialmente aqueles envolvidos nas areas deste projecto. Com uma vasta rede de escritorios locais e uma equipa de profissionais, a empresa estabeleceu parcerias com varias entidades na cidade de Braga, operando em varios campos profissionais, correspondendo aos pedidos das entidades parceiras/participantes da Braga mob, no ambito dos programas Erasmus+.

A equipa de pessoas locais é inestimavel, creando e adaptando programas especiais, sempre indo de encontro às necessidades de ambas as partes. Contendo uma vasta rede de contactos internos e externos, tem a vantagem de uma facil comunicação e eficiente operação. A vasta rede torna fácil a organização de todo o tipo de mobilidades, incluindo a descoberta de um plano perfeito para as visitas em Portugal. Isto permite aos participantes ter a melhor experiencia possivel antes de desenvolverem a sua propria configuraçao. A Braga mob tambem permite aos participantes investir no seu futuro e vir experienciar a vida no seu belo país, Portugal.

 

France – APRECA 

APRECA é uma organização privada de serviços de educação para adultos, criada em 1990. A sua vocação Europeia emergiu, primeiro, através do seu departamento de ensino de linguas no centro de exames da Universidade de Cambridge, para as regioes de Champagne-Ardenne e Bourgogne, centro piloto em França para o método de Inlges Directo desenvolvido pelo grupo PEARSON) e desde 1991, atraves do programa de mobilidade Europeia EURODYSSEE.

A APRECA desenvolveu o seu know-how atraves dos programas europeus como o Leonardo da Vinci, ADAPT,ADAPT/STEER. Graças à sua experiência e uma vasta rede de parceiros Europeus, a APRECA está disponivel para colocar o seu know-how ao dispor das diferentes autoridades publicas e, desta forma, ser uma “plataforma de logistica” nos programas multinacionais Europeus.

A APRECA tem escritórios nas regiões da Ile-de-France, Champagne-Ardenne e Bourgogne e isto permitiu o desenvolvimento de uma extensa rede de empresas de acolhimento, num vasto leque de sectores de actividade e isto é um factor chave em ser capaz de encontrar soluções apropriadas e resultados que permitam ir de encontro aos requisitos dos nossos parceiros europeus.

Desde 1990, a nossa organização este envolvida activamente com a gestão de programas Europeus de estágio. Até à data, organizamos projectos de mobilidade para mais de 15,000 estagiarios (formandos profissionais, desempregados, aprendizes e estudantes).

Trabalhando com uma vasta rede de parceiros europeus tal como autoridades locais, empresas privadas e estabelecimentos de ensino, providenciamos estagios para estagiarios Franceses por toda a Europa e tambem gerimos o acolhimento, em França, de estagiarios de outros paises Europeus.

Participamos regularmente em projectos e/ou parcerias com o objectivo de melhorar a qualidade dos nossos processos. Por exemplo, a APRECA tambem é um membro da rede francesa de Peritos de Mobilidade, gerida pela Agencia Francesa de Erasmus+, sendo reconhecido como um “desenvolvedor oficial de mobilidade.

 

Spain – AM TRANSNATIONAL, S.L. -AMT  

AM Transnational (AMT)  é uma empresa espanhola de consultoria especializada na gestão de Programas Educacionais para jovens por toda a Europa.

Desde a nossa fundação em 2003, participamos em centenas de programas Europeus de Mobilidade, tanto como parceiros de envio como de acolhimento. Nós moldamos cada programa para assegurar o seu sucesso. Tratamos dos projectos desde a consulta inicial através da completação, providenciando um serviço totalmente gerenciado, de ponta a ponta. Somos peritos em todas as fases dos programas de mobilidade internacional incluindo os esboços, submissão e implementação (incluindo todos os serviços de um programa de mobilidade: viagens, acomodação, preparação cultural e linguistica, formação, seguimento, validação e certificação) e resultados do projecto.

O nosso alvo é enaltecer e melhorar as qualificações profissionais dos jovens, ao implementar as suas competencias individuais e capacidades linguisticas e quantificando/capitalizando as suas conquistas.

Ao longo dos anos participamos em incontaveis projectos de formação, tanto como instituição de envio e de acolhimento, por isso tivemos sucesso na construção e gestão de redes de negócios. Estamos na vanguarda de melhoramento da qualidade dos nossos projectos de mobilidade e temos um papel de destaque na pesquisa, experimentação e implementação de transferência de capacidades.

 

France – Association Ouvrière des Compagnons du Devoir du Tour de France 

Por mais de nove séculos “Les Compagnons du Devoir” tem apoiado os jovens no desenvolvimento de suas habilidades profissionais de alto padrão em seu comércio escolhido. Compartilhando conhecimento e experiência em viagens e vida comunitária são os alicerces de “Les Compagnons du Devoir”.

Todos os anos, os nossos formandos (Journeymen) mudam de empresa para empresa, cidade para cidade, região para região, país a país por um período de 4 a 6 anos, chamado “Tour de France”. Viajar com uma caixa de ferramentas é uma aventura, uma viagem de autodescoberta, ampliando horizontes e melhorando a perspectiva profissional. Como esperamos que nossos estagiários estejam abertos a viajar para o exterior, também agradecemos qualquer jovem que queira vir treinar conosco na França.

Les Compagnons du Devoir e Tour de France é uma associação sem fins lucrativos e fornece treinamento de nível básico a avançado em 29 ofícios, dividido em seis setores: Construção, Acabamentos de interiores e acabamentos, Comidas de panificação, Comércios metal e industrial, Couro e estofados Comércios rurais.

Na França, Les Compagnons du Devoir opera 40 treinamentos em todo o país, onde oferecemos treinamento inicial para aprendizes (geralmente com cerca de 16 anos de idade). O aprendizado é um curso de 2 a 3 anos em que os alunos alternam entre 6 semanas de trabalho com seus empregadores e 2 semanas de treinamento residencial em tempo integral em nossos centros. Durante o bloco de duas semanas, os estudantes estão vivendo e trabalhando ao lado de “trabalhadores experientes” qualificados e experientes (veja abaixo). Após a conclusão, os estudantes recebem uma qualificação reconhecida no comércio escolhido. Também fornecemos treinamento de nível superior para pessoas qualificadas. Isto é baseado em um modelo de “viajante”, onde o aluno aperfeiçoa suas habilidades, viajando de cidade em cidade, trabalhando em diferentes empresas durante o dia, enquanto moram em uma de nossas 80 casas, proporcionando acomodação em um ambiente comunitário.

Atualmente, nossa associação é composta por:

+ 5000 aprendizes em treinamento inicial

+ 2800 artífices aperfeiçoando suas habilidades (durante o Tour de France),

+ 12.000 estagiários de empresas

Somos um detentor de certificado ISO 9001 desde setembro de 2016.

Acreditamos que a mobilidade transnacional é uma das formas mais importantes de adquirir novas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) para melhorar o desenvolvimento pessoal e a empregabilidade do participante no mercado de trabalho europeu. Por essa razão, nosso principal objetivo é oferecer programas de qualidade para que os participantes obtenham o máximo benefício do treinamento em francês e de experiências pessoais em nossos centros de treinamento.

 

Parceiros Associados 

A fim de aumentar o alcance do projeto em termos de países, tipo de parceiros e impacto do projeto MobMan, haverá 7 Parceiros Associados que completaram uma Carta de Interesse (apêndice 3).

  1. Verein zur Qualifizierung in traditionellen und modernen Bautechniken e.V. é uma associação registada e é apoiada pelos parceiros tarifários de construção de Berlim e Brandemburgo (IG Bauen-Agrar-Umwelt, Bauindustrieverband Berlin-Brandenburg e Fachgemeinschaft Bau Berlin und Brandenburg). Trabalhamos em estreita colaboração com as Câmaras de Comércio locais. Nós teremos um papel ativo na disseminação dos resultados do projeto.
  2. IRFA APISUP O CCI Picardie está ligado à Câmara Regional de Comércio e Indústria da região de Hauts de France. É um centro de treinamento de aprendizes para aprendizes após o bacharelado em uma das 8 Instituições de Ensino Superior na Picardia. Existem atualmente 475 aprendizes. Estiveram envolvidos em projectos Interreg, mas não em Erasmus. Têm um programa de mobilidade para os aprendizes que envolvem 2-4 semanas de formação linguística em Margate, no Reino Unido, seguidos de um estágio de 3-12 semanas de duração. Este programa é oferecido de forma seletiva a todos os aprendizes e cerca de 70 são selecionados para participar a cada ano. A IRFA está particularmente interessada na plataforma MobMan, pois pode permitir que eles abram o programa para todos os 475 de seus aprendizes, em vez dos 70 que eles enviam atualmente. Eles participarão das reuniões na França, dos Grupos de Foco, dos Workshops de Avaliação e da conferência de Fim do Projeto no Reino Unido e na França.
  3. IES Lucus Solis, Sevilha é uma das maiores escolas de Sevilla com uma seção de treinamento vocacional. Atualmente, eles enviam 20 aprendizes ao exterior para a WBL e esperam que a plataforma MobMan permita que eles enviem mais alunos no futuro.
  4. Associazione Culturale Centro Mediterraneo Pintadera é uma organização cultural, desde Alghero, Sardenha desde 2004, com foco na divulgação da língua e cultura italiana. Trabalhamos em estreita colaboração com escolas e centros de formação na Sardenha e os cursos de língua e cultura italianos fazem parte de um projeto mais amplo de promoção de atividades que levam a um intercâmbio intercultural. A Pintadera recebe cerca de 200 estudantes de língua italiana por ano de todo o mundo. Desde 2006, a Pintadera está envolvida em projetos de mobilidade europeia como organização de acolhimento de vários países da Noruega e da França, em particular.
  5. Universidad Pablo de Olavide, Séville tem a sua própria Carta Erasmus + e todos os estudantes dos níveis de Licenciatura e Mestrado são encorajados a realizar um período de estudo de aprendizagem baseada no trabalho no estrangeiro. A Universidade está particularmente interessada na plataforma MobMab e estará ativamente envolvida nas fases de Testes e Afinações do projeto. A Universidade também divulgará os resultados entre sua rede de universidades parceiras em todo o mundo.
  6. ACB – Associação Comercial de Braga, na Câmara de Comércio de Braga e região envolvente. Eles acolhem mais de 1.000 aprendizes e estagiários de países de toda a Europa e estão interessados ​​em desenvolver a possibilidade de enviar estagiários e funcionários para a WBL, a fim de ajudar a estimular o desenvolvimento econômico da região.

Estes parceiros incluem 2 universidades, uma Escola, um Centro de Formação de Aprendizes do Ensino Superior, uma Associação Empresarial, um corpo cultural e uma câmara de comércio. Isso ajudará a aumentar a amplitude do projeto.

Eles serão convidados para cada uma das reuniões, além das Conferências de Fim do Projeto, e concordaram em cobrir os custos de seus próprios fundos.

Eles também concordaram em participar da fase de teste e ajuste do projeto para todas as três produções intelectuais.

Esses parceiros associados fornecerão uma visão preciosa e imparcial dos resultados que desenvolveremos e também concordaram em desempenhar um papel ativo na disseminação de informações sobre o projeto e seus produtos, contribuindo assim significativamente para garantir o impacto do projeto.