Resumo do projeto

O programa Erasmus + visa incentivar o desenvolvimento de uma aprendizagem transnacional baseada no trabalho de alta qualidade (TWBL) em toda a Europa e aumentar os números que participam. A idéia do MobMan TWBL vem da pesquisa e da observação de que o gerenciamento de TWBL pode ser um processo demorado e demorado e que os recursos atualmente disponíveis não são tão úteis ou relevantes quanto poderiam ser, desencorajando as instituições de ensino e treinamento a oferecer esse tipo de experiência para seus alunos.

Existe, portanto, uma lacuna entre o que as instituições exigem para gerenciar o TWBL e o que está atualmente disponível em termos de recursos. Além disso, se os números que promovem um período do TWBL começarem a aumentar, haverá uma necessidade ainda maior de uma ferramenta de gerenciamento de mobilidade que permita o uso eficaz e eficiente do tempo pelos funcionários que organizam essas oportunidades de aprendizagem baseadas no trabalho.

O projeto MobMan TWBL reúne 5 parceiros de 4 estados membros da UE e visa preencher essa lacuna, produzindo uma plataforma de gerenciamento de mobilidade fácil de usar e adaptável para facilitar o gerenciamento do TWBL.

A plataforma será um recurso abrangente de código aberto para o gerenciamento do significado transnacional baseado em trabalho. Ele permitirá o agrupamento de todas as informações necessárias em um único local e a produção de documentos-chave personalizados com facilidade.

Haverá um Módulo de Treinamento, permitindo que os usuários desenvolvam seus conhecimentos sobre as funcionalidades da plataforma e, em particular, a interface e o gerador de documentos. Haverá também um Guia do Usuário interativo para apoiar os usuários no uso dos elementos-chave da plataforma e permitir o uso autônomo por instituições de ensino e treinamento, orientação profissional e centros de emprego, associações e empresas privadas, independentemente, ou uma ferramenta dentro dos programas TWBL existentes. .

Esses recursos podem ser usados ​​em computadores individuais e também em servidores para vários usuários, aumentando a transparência, a utilidade e a acessibilidade. Eles serão open source e poderão ser consultados gratuitamente e baixados através da plataforma web MobMan TWBL e estarão disponíveis nos 4 idiomas do projeto.

Esses materiais podem ser adaptados de acordo com as necessidades de grupos-alvo específicos. Eles capacitarão escolas, universidades, instituições de treinamento e prestadores de serviços de mobilidade para gerenciar o aprendizado baseado em trabalho de alta qualidade com o uso mais eficiente do tempo. O projecto contribui assim para a utilização corrente de recursos inovadores, métodos de trabalho e formação de formadores e professores.

A plataforma MobMan TWBL também fornecerá um caminho para a validação de qualificações, objetivos de aprendizado e resultados de aprendizado. Será compatível com e complementará as ferramentas e métodos já existentes desenvolvidos e promovidos pela UE, como o Europass CV e o ECVET.

A plataforma será testada por pelo menos 10 organizações e parceiros do projeto em um grupo de controle de 100 trainees que realizarão uma colocação transnacional de 3 semanas a 6 meses de duração em 100 empresas anfitriãs e também pelos parceiros do projeto através de suas redes. colocações de trabalho adicionais a serem gerenciadas durante o período de vida do projeto. Algumas destas colocações envolverão jovens que normalmente não participariam na mobilidade transnacional, incluindo os de origem socioeconómica desfavorecida. Espera-se que o MobMan TWBL inclua até 600 estágios transnacionais, envolvendo até 25 estabelecimentos de ensino e provedores de EFP, até 500 empresas anfitriãs e até 30 interessados ​​adicionais, tais como órgãos administrativos locais.

A promoção da aprendizagem baseada no trabalho será, portanto, em três níveis. Em primeiro lugar, sobre o número de instituições de treinamento que oferecem o TWBL aos seus estagiários. Em segundo lugar, sobre o número de formandos que realizam um TWBL. Em terceiro lugar, este aumento da participação irá melhorar a relevância do mercado de trabalho na oferta de ensino, facilitando também a aprendizagem formal e não formal e a sua validação. Os sistemas de educação e treinamento com bom desempenho que incluem o TWBL proporcionam às pessoas as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho e pela economia, ao mesmo tempo em que permitem que elas desempenhem um papel ativo na sociedade e alcancem a realização pessoal.

O projeto MobMan TWBL ajudará a aumentar o impacto das colocações de trabalho transnacionais, levando a um valor acrescentado no currículo de um formando, melhorando assim a empregabilidade, ajudando a desenvolver as competências exigidas pelas empresas. Isto, por sua vez, pode contribuir para melhorar a qualidade da força de trabalho e ajudar a promover o desenvolvimento econômico dentro da União Européia.

Outro benefício antecipado de longo prazo é facilitar parcerias mais fortes entre os setores educacional e de negócios, aumentando o envolvimento e a propriedade das empresas anfitriãs no processo de aprendizado baseado no trabalho.

Nas palavras do americano Tom Freston, “Inovação é pegar coisas que já existem e juntá-las de uma nova maneira”. Isto é o que esperamos conseguir através do projeto MobMan TWBL.